Relato de viagem – Matheus e Cauê

Postado em Atualizado em

Dia 1 – Matheus e Cauê
No primeiro dia, nos encaminhamos para a escola e de la partimos para a jornada! Como primeiro destino, FLM (frente de luta por moradia) da José Bonifacio, lá conhecemos Ronaldo, sindico, que explicou tudo sobre o que era uma ocupação e como era o processo, quebrando nossos preconceitos com muita calma e simpatia. Depois da ocupação, por meio de uma ação democratica, Fepa liberou para pedirmos esfirras no habib’s, onde o Cauê nos deixou 15 minutos esperando por uma efirra doce. Depois dessa pausa para o lanche partimos com rumo SESC Pompeia, onde estava tendo a exposição da Marina Abramovich, uma das mais estranhas que eu já vi, pondo em vigor a frase “Arte é subjetiva”. La mesmo, comemos (otima comida, e barata) e fomos num quarto onde tinha uma banda ensaiando, ai um careca falou “podem fazer o que quiser aqui” e então rolou, nos pintamos, rimos, brincamos. Depois fomos para galeria 7MA, onde ninguem menos que Enivo (Grafiteiro) nos levou num tour no beco do batman, explicando um pouco de cada painel lá, foi incrivel. Depois disso fizemos uma pequena caminhada até o metro e fomos para o hotel, onde jantamos, socializamos e fomos dormir.

Dia 2 – Matheus
No segundo dia, sem o Cauê que fugiu desse roteiro, eu ja sabia que o dia seria puxado porque tudo que vou falar embaixo foi feito de bicicleta. Confesso que não foi tanto assim. Nosso grupo partiu da praça em frente ao hotel com destino a C.E.T, onde assistimos uma palestra sobre transito, meios de transporte e bicicletas. Com certeza essa palestra mudou meu jeito de pensar sobre os ciclistas da cidade. Depois fomos almoçar em um dos restaurantes mais diferenciados que eu ja fui, o Maha Mantra, na Vila Madalena. Esse restaurante era vegetariano, e confesso que não me agradou nada, mas valeu a experiência, foi bem diferente dos hamburguers que curto comer. Da Villa Madalena fomos até o Parque do Povo, onde tivemos uma conversa bem descontraida com um dos representantes da ONG Aro 06, que explicou a diferença entre bicicleta e carro quando falamos de interação com a cidade, o que me fez refletir bastante sobre como deixamos de aproveitar o entorno quando estamos dentro do carro. Após a simpatica conversa, fomos ao Teatro Vento Forte, do lado do parque, conversar com o fofo Ilo Krugli, fundador do teatro, pioneiro na arte de entreterimento infantil do ramo. Devo dizer que fiquei magoado por ver algo com tamanha importância naquele estado, bem danificado. Depois do teatro, voltamos de onibus para o hotel, onde jantei e me preparei para o Grande Sarau. Esse sarau foi realmente uma revelação, descobri que varios companheiros tem talentos incriveis, até meu professor João Cunha cantou!!

Dia 3 – Matheus e Cauê
No terceiro dia, já com o Cauê de volta, fizemos o roteiro surpresa conforme foi detalhado no post: https://mnm152ag1.wordpress.com/2015/05/18/roteiro-surpresa-caue-e-matheus/ (tem até uma vídeo reportagem sobre a atividade), e, após terminarmos e almoçarmos no Bovinu’s, pegamos o metrô com destino a Belém, de lá mais um ônibus e enfim chegamos a Vila Maria Zélia, onde assistimos ao espetáculo de teatro Hygiene, como dito na maioria dos posts sobre o que mais marcou cada integrante do grupo no MNM. Após o teatro, tivemos um tempo pra falar com dois atores, fizemos perguntas sobre a organização da peça e até perguntas pessoais sobre determinados assuntos. Foi muito legal. Depois, durante um tempo, falamos os alunos, ainda na presença dos atores, sobre como foi o MNM. Foi um momento tocante e marcante, que fez todos refletirem sobre o que havia mudado, quais preconceitos haviam sido quebrado e como tudo tinha sido tão especial. E, com os corações cortados, entramos no ônibus fretado com destino à Móbile, pra voltarmos à nossa realidade. Nesse pouco tempo que se passou do Estudo do Meio, já percebemos que a maneira como vemos a cidade mudou, ainda que sutilmente, e o legado desse projeto que mal começou e dura a vida inteira já vai aparecendo…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s