Jargões do Grafite

Postado em Atualizado em

Galera, muitas vezes vamos escrever textos aqui com alguns nomes do universo do grafite que podem não ser familiares a vocês, então aqui está alguns jargões dessa arte:

Grafiteiro/writter: o artista que pinta.
• Bite: imitar o estilo de outro grafiteiro.
Crew: é um conjunto de grafiteiros que se reúne para pintar ao mesmo tempo.
Tag: é a assinatura de grafiteiro.
Toy: é o grafiteiro iniciante.
Spot: lugar onde é praticada a arte do grafitismo

Fonte: Texto da  Eliene Percília

Anúncios

7 comentários em “Jargões do Grafite

    mobilenametropoleg1 disse:
    10 de setembro de 2015 às 16:07

    Meninos,
    Primeiramente, queria parabeniza-los pelo blog. Vocês possuem uma grande quantidade de posts que possuem conteúdos muito interessantes. Eu, particularmente, acho o tema de vocês muito legal, pois trata da oposição entre Grafite e Pichação, duas coisas diferentes, mas que são entendidas como a mesma por muitas pessoas. Achei genial a ideia de fazer uma enquete com os leitores, perguntando a opinião deles, pois aproxima o público a vocês, os autores, e também o post que fala sobre o vocabulário usado no blog e as diferenças semânticas de cada termo. Além disso, em relação a layout, vi que na barra lateral vocês colocaram vários widgets, o que torna o blog mais interativo e mais facilmente “navegável”. A única sugestão que tenho a fazer em relação à aparência é que vocês troquem a foto de capa com o grafite do Kobra por outra que seja mais simbólica em relação ao tema de vocês, ou seja, mostrando os contrastes visuais entre grafite e pichação.
    Por último, gostaria de realizar um adendo e dizer que nossos temas (Grafite e Pichação e Pessoas Invisíveis) possuem relações, por mais que não pareça, porque os grafiteiros e pichadores tem seu trabalho muitas vezes ignorado e banalizado em meio ao caos da cidade grande. Por essa razão, acho que vocês podem explorar essa ideia no blog de vocês!
    Parabéns, mais uma vez, pelo trabalho! Estou aguardando a divulgação do mini-doc!
    Beijos, Lyvia

    Curtir

    Conhecendo melhor | Pessoas Invisíveis disse:
    10 de setembro de 2015 às 16:10

    […] A Lyvia comentou no blog “Grafite e Pichação em SP” do 2º A aqui […]

    Curtir

    selvadeconcreto2c disse:
    12 de setembro de 2015 às 14:45

    Caros companheiros de Mobile na Metrópole,
    Meu nome é Lucas, acredito que vocês já me conhecem, sou o integrante do grupo 9 da classe c (mnm152cg9.wordpress.com) e desde o inicio do projeto venho acompanhando o trabalho de vocês, até porque este é um tema que não sou um exímio conhecedor e gostaria de aprender. O blog de vocês foi melhorando, na medida em que a interação com o projeto foi crescendo, isto esta nítido na época em que fomos nos aventurar na metrópole, que o seu blog teve seu estopim. Acredito que vocês estejam ocupados na produção de seu mini-doc, porém seria importante vocês escutarem um pouco do que eu tenho para falar para vocês, porque esta critica poderia acrescentar ao seu blog algumas coisa.
    Primeiramente, apontarei coisas que me encantaram no seu blog . O fato de vocês tentarem resolver uma dúvida comum de muitas pessoas, que seria a diferença de grafite e pichação, trás um interesse de acompanhar o blog, e pelo menos eu, com as informações disponibilizadas perdi muito do meu preconceito sobre esse tema polêmico, por exemplo o fato de eu achar que grafiteiros e pichadores eram a mesma pessoa e que ambos eram vândalos.
    Além disso, uma sugestão ao grupo seria abordar um pouco mais os ”contras” da pichação e do grafite, pois em muitas vezes estes artistas desrespeitam a nossa cidade com pichações ofensivas e incoerentes em determinados lugares, como por exemplo muitas que vemos na rua que tratam da apologia as drogas, incentiva crimes e muitas vezes ofendendo certas pessoas. Então acredito, que vocês poderiam falar sobre isso, nem que seja para utilizar como um contra-argumento para defender suas ideias.
    Agora, falando da parte técnica, acredito que vocês deveriam utilizar mais a ferramenta do blog de links, pois isto nos levaria para os sites que vocês adquirem as informações e com certeza aumentaria o repertório dos leitores do seu blog. E a respeito das outras ferramentas, penso que foram muito bem utilizadas, como as enquetes, que aproxima o leitor do escritor; o layout, que facilita a navegação no blog; os atalhos para o instagram e para as fotos do grupo, que nos ajudam a acessar estas áreas sem algum problema.
    Por fim, faço questão de parabenizá-los de novo pelo projeto, esta muito bom! Sorte e muito esforço para que este documentário saia que nem este ótimo blog.
    Grande Abraço, do seu colega Lucas Menegatti 2C

    Curtir

    grupo2c10 disse:
    12 de setembro de 2015 às 15:52

    Olá Nathan, Cauê, Matheus e André, aqui quem fala é o Leonardo Dahia do blog Marginalização em Sp (mnm152c10.wordpress.com).
    Venho acompanhando o blog de vocês durante algum tempo e me deparei com uma série de coisas que fui juntando com o tempo e resolvi falar para vocês. Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo blog de vocês, pois além do tema ser muito cativante, a interação do grupo com o trabalho é exemplar.
    Segundamente(brincadeiras a parte), gostaria de falar do Argumento de vocês. Achei que poderiam falar com mais foco e precisão, olhando para a câmera, obtendo assim uma relação mais forte com quem está assistindo. Além disso, reparei que algumas vezes os integrantes do grupo erravam as falas e se embolavam, deixando o ouvinte confuso e muitas vezes distraído, dessa maneria, se focassem mais no vídeos poderiam ter um retorno melhor. Claro que é apenas um conselho, já que não sou um especialista no assunto.
    Uma ideia que eu gostaria de trazer é a de disponibilizar um local para os leitores fazerem perguntas, tirarem dúvidas, perguntarem a opinião dos outros e etc, onde vocês e também outros leitores poderiam responder, assim iriam se ajudar em relação a opinião sobre uma obra que viram ou acharam interessante, uma outra obra polêmica, ou qualquer outra coisa que possa gerar discussões e reflexões não só entre vocês escritores, mas também os leitores, fazendo-os se relacionar mais entre si e com vocês.
    Achei muito interessante e não pude deixar de ressaltar o post sobre a opinião dos leitores sobre a questão A pichação é arte? Esse é um exemplo de ferramenta que pode trazer a tona discussões interessantes, mas foi mal utilizado. O WordPress fornece uma série de ferramentas que se usadas corretamente podem ajudar muito o blog, mas no caso da enquete, o fato dela ser postada como um post faz com que seja esquecida, uma vez que ela some da home page e assim apenas aquelas super interessados podem ver. Se essa enquete fosse colocada diretamente na home page, como o post O que somos?O que queremos?, desta maneira, todos aqueles que acessarem o blog estarão mais sucintos a responder a enquete e falar sobre ela.
    Espero que eu tenha ajudado vocês com o blog e espero também que isso sirva como uma crítica efetiva, que irá levar vocês ao topo. Até mais, muito obrigado pela atenção.
    ps: essas críticas e dicas servem não só para os exemplos dados, mas para o blog em si como um todo.

    Curtir

    Comentários | Marginalização em Sp disse:
    12 de setembro de 2015 às 15:54
    Comentários | Selva de Concreto disse:
    12 de setembro de 2015 às 16:51

    […] Lucas- fiz meu comentário no blog ” Jargões do grafite” – Comentário […]

    Curtir

    Baixinhos da Metrópole disse:
    13 de setembro de 2015 às 00:02

    Oi meninos!
    Tudo bom? Aqui é a Paula Sampaio falando, do grupo Baixinhos da Metrópole (mnm15cg2.worpress.com). Queria expressar meus parabéns pelo blog e maravilhoso que vocês administram. Penso que tem vários aspectos positivos no blog de vocês. Dentre esses é possível citar o layout funcional. Foi relativamente simples achar os posts, bem como a página que identifica cada membro do grupo e o objetivo do trabalho. Outro aspecto bom do blog é o uso dos widgets. As tags facilitam a trajetória pelo blog e os links para o Instagram e disposição de imagens de grafite tiradas por vocês são bem interessantes. Outros aspectos positivos incluem o uso de uma enquete (mnm152ag1.wordpress.com/2015/06/11/e-ai-leitores/), o qual promove uma maior interação entre os leitores e vocês, e a grande quantidade e variedade de posts sobre o grafite e a pichação, o que faz com que os leitores aprenda mais sobre o assunto (senti isso em posts como o dos jargões do grafite e da origem da pichação e do grafite) e fiquem mais animados pra acompanhar o blog, já que tem sempre coisa nova. Um. Divertido uso de uma linguagem mais informal, o que torna leitura mais gostosa. Penso, porém, que tem algumas coisas que possam ser melhoradas. Uma dessas se refere justamente ao uso dos widgets. Um desses é o “Blogs que sigo”. Não acho que seja tão relevante para ocupar espaço do blog e dificulta a visão de outros widgets, tais como as tags e o link para fotos no Instagram. Outro ponto a ser melhorado se encontra nas imagens de São Paulo feitas por vocês. Acho que seria interessante se vocês escrevessem onde, quando e por quem cada fotografia foi tirada, a fim de ampliar o conhecimento sobre cada parte da cidade e a participação dos integrantes do grupo. Apesar de vocês terem divididos posts entre obrigatórios e não obrigatórios (o que foi bem legal por sinal), penso que seria funcional se vocês dividissem os posts não obrigatórios (que estão classificados como “sem categoria”) em um categorias próprias, a fim de especificar o assunto de cada post e facilitar o percurso pelo blog. De qualquer maneira, o blog de vocês é de ótima qualidade e demonstra um enorme interesse por parte de vocês sobre o assunto de grafite e pichação. Espero que meu comentário tenha ajudado para a melhoria do blog e penso que vocês farão um mini documentário muito interessante e de ótima qualidade. Boa sorte!
    Beijos,
    Paula

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s